NOSSA HISTÓRIA

"A Orquestra Filarmônica de Paraisópolis, criada em 2010, conta com 187 alunos e promove gratuitamente a inclusão social e profissional por meio da música"

Criado em 16 de setembro de 2010, a partir de uma parceria entre o presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, Gilson Rodrigues, e o Maestro Paulo Rydlewski, e administrado pela Associação Pró Cultura de São Paulo, o projeto oferece cursos gratuitos e profissionalizantes de música para crianças e adolescentes residentes em Paraisópolis.

Uma iniciativa que tem como principal objetivo possibilitar novas oportunidades e perspectivas para o futuro de 25.000 crianças e jovens da comunidade, na zona sul da Capital. Atualmente, conta com 187 alunos matriculados, que recebem gratuitamente aulas de instrumentos de orquestra, teoria musical, história da música, música de câmera, coral e musicalização infantil.

Os estudantes também participam de atividades culturais complementares. O projeto possui método pedagógico próprio, incentivando o aprendizado por meio de atividades coletivas, e realiza a inclusão de crianças com necessidades especiais.

A partir de 2014, a orquestra passou a ser reconhecida pelo Ministério da Cultura. Esse reconhecimento alçou a Filarmônica de Paraisópolis à categoria de escola de música por ser uma instituição de caráter perene, educativo e social. Segundo Ivan Lins, nosso amigo e patrono ...”(em Paraisópolis), que me desculpe o John Lennon, mas o sonho não acabou”.

gilsonmaestro_texto

Fundada em

2010

Músicos

58

Alunos

187